O departamento de Recursos Humanos precisa ter cuidado ao tratar assuntos relacionados aos colaboradores, pois podem comprometer a satisfação e a experiência do mesmo dentro da companhia. Por isso, contar com uma plataforma de gestão de benefícios pode trazer bons resultados.
Uma pesquisa realizada pela consultoria Willis Towers Watson, em 2021, com 287 empresas brasileiras, trazem dados interessantes sobre o mercado de benefícios. Como principais influências que indicam a direção de novas estratégias, 59% falaram inclusão e diversidade, 57% avanços na tecnologia de benefícios e 56% trabalho remoto.
Muito além de só proporcionar satisfação para o público interno, realizar a gestão de benefícios por meio de uma plataforma proporciona agilidade, praticidade e automação para o setor.
Para que entenda melhor as vantagens de realizar a gestão de benefícios e contar com uma boa plataforma para auxiliar nesse processo, dedicamos um conteúdo para esse tema. Continue lendo e aproveite!
O que é e por que é importante realizar a gestão de benefícios?
A gestão de benefícios é um conjunto de pontos que a empresa analisa e alinha para oferecer melhores condições para seus colaboradores, que vão além do salário. Essa é uma forma de mantê-los engajados e motivados.
Outras formas de remuneração têm sido cada vez mais trabalhadas por companhias que desejam mostrar o quanto o profissional é valorizado. Mas, antes mesmo da oferta, as empresas devem analisar os seguintes pontos para identificar as necessidades dos colaboradores:
- Perfil do colaborador;
- As necessidades internas;
- Metas da organização para a retenção e valorização dos talentos;
- Regras que deverão ser impostas.
A ideia de realizar essa gestão, é também entender os pontos de melhoria ou encontrar os gargalos na oferta de determinados benefícios, trazendo questionamentos como: será que esse é realmente o benefício ideal para o meu público interno?
Quanto maior a satisfação do time com seu trabalho e o ambiente em que convive, maior é a chance dele se tornar advogado da marca e um parceiro de negócio, se comprometendo com suas entregas e com o desenvolvimento da empresa como um todo.
Quais são as vantagens identificadas na gestão de benefícios?
Os colaboradores e profissionais disponíveis no mercado estão cada vez mais em busca de inovação no ambiente de trabalho, buscando por empresas comprometidas não só com o seu próprio desenvolvimento, mas também com o bem-estar do colaborador. E não estamos falando apenas de um local descontraído, vai muito além!
Para estimulá-los e colocar a sua companhia em foco quando o assunto é um bom lugar para se trabalhar, os benefícios são um tópico extremamente importante, por isso a gestão de benefícios, quando bem-feita, é capaz de reter talentos e diminuir taxas como a de turnover, por exemplo.
Porém, esse é um desafio enfrentado por empresas que precisam aprender a conciliar e garantir a flexibilidade e a liberdade de escolha. O aumento na flexibilidade de benefícios, algo que tem sido adotado por diversas companhias do mercado, é considerado por 48% dos empregadores um fator positivo para a experiência do colaborador, segundo pesquisa da Willis Towers Watson.
Estar aberta a novas tendências e a ouvir o colaborador é um grande passo, mas tomar a iniciativa e ficar de olho no que o mercado está aderindo é uma excelente estratégia oferecer bons benefícios.
Além dessas vantagens, algumas outras são identificadas:
- Eleva a produtividade das equipes;
- Aproxima o relacionamento empresa-colaborador;
- Reduz taxas de absenteísmo e falta;
- Melhora o clima organizacional;
- Promove maior comprometimento com a organização.
Conte com a ajuda de uma plataforma de gestão de benefícios
Não é uma novidade que o departamento de recursos humanos ocupa uma grande parte do seu tempo administrando os benefícios concedidos a cada colaborador. Ao contratar uma plataforma de gestão de benefícios, os esforços são destinados a outras tarefas, mais estratégicas e benéficas para a companhia.
A plataforma certa otimiza o gerenciamento desses recursos, proporcionando um ambiente de trabalho mais tranquilo e produtivo. Além de garantir mais segurança no trato das informações e oferece relatórios completos.
Uma plataforma de gestão de benefícios apresenta uma visão geral do seu negócio, proporcionando um gerenciamento de qualidade que muitas vezes a gestão manual não pode entregar.



