Com mais de 20 anos de experiência na área de Tecnologia, foi nos últimos 8 anos que Fábio Miaço conheceu o universo do RH. “Fui convidado por um amigo que tinha uma consultoria de benefícios a estruturar a área de tecnologia do local. Até então, eu não conhecia nada do mercado: tinha a mesma percepção que tem qualquer colaborador que utiliza seu pacote de benefícios”, explica.
Após essa oportunidade, Miaço acabou “se encontrando” no mercado de benefícios, por conta do potencial que a tecnologia poderia agregar às áreas e aos profissionais de Recursos Humanos.
“Por muitos anos, o RH foi uma área com pouco acesso à tecnologia e isso se reflete ainda hoje, com muitas pessoas ainda controlando processos via planilhas e realizando atividades operacionais, como cadastros em operadoras ou até a correção de dados dos colaboradores. Apesar de grande parte do mundo ter ido para o digital, a maioria dos departamentos de Recursos Humanos ainda é essencialmente analógica.”
Novos (e nem tão novos assim) desafios
Após mais de oito anos envolvido no setor de RH, o profissional foi convidado a participar de um novo projeto, que daria origem à bRHain
“Eu já havia trabalhado com o Maurízio, que me ligou convidando para conversamos sobre o mercado de RH. Durante o papo, ele me apresentou o projeto da empresa e sobre o que viria a ser a bRHain, o que me deixou animado para entrar na empresa, pois seria algo diferente do que eu já fiz e alinhado com tantas oportunidades que enxergávamos juntos para o setor.”
Após conversar com os fundadores, Miaço foi apresentado a mais um novo desafio: ser o diretor de produto da nova solução.
“Desde o primeiro momento me senti extremamente desafiado, porque sempre trabalhei em sistemas, nunca lidando diretamente com a gestão de um produto, ter que olhar o mercado, buscar tendências etc. Depois, comecei a analisar que, mesmo sem perceber, sempre fiz isso nos projetos que participei, tendo um olhar muito focado na visão do cliente e buscando traduzir as necessidades dos usuários em soluções tecnológicas.”
Foco nas soft skills
Para o seu trabalho na Brhain, a prioridade do profissional para o primeiro trimestre é apresentar a plataforma ao mercado já com os módulos de onboarding, gestão de benefícios tradicionais, flexíveis e educação corporativa, sendo implementados em novos clientes.



